sábado, 27 de fevereiro de 2010

OpOrTuNiDaDeS

Antes de escrever quero esclarecer aqui que o que escrevo não são verdades absolutas, são apenas pensamentos, meditações, observações... Mas para entender você tem que ler mais de uma vez, porque todo texto tem um contexto, e uma vez ouvi que a leitura de um trecho é pretexto para não aceitar, interpretar e entender o contexto. Então não pegue uma frase isolada e faça dela uma verdade, leia o texto todo. Analise e certifique-se que entendeu para poder expressar sua opinião. Isso serve para todo texto que você lê, principalmente a Bíblia. A diferença é que na Bíblia contamos com o nosso ajudador e professor o Espírito Santo, peça a ele que lhe ajude a entender, compreender, a ter mais do que conhecimento, a ter revelação da Palavra!

EFÉSIOS 5:15 a 21

Esse texto de Efésios fala sobre a vida em comunidade.
Exorta-nos a viver como sábios e completa dizendo para aproveitarmos cada oportunidade.
Para mim é isso mesmo que Paulo falou: viver como sábios é saber aproveitar cada oportunidade!

Quando acordamos não sabemos o que acontecerá no nosso dia, mas podemos ter certeza de que milhares de oportunidades aparecerão.
Oportunidade é a qualidade do que é oportuno. E oportuno é o que vem a tempo ou a propósito.
Todos os dias temos oportunidades, basta-nos saber aproveitarmos ou não...
Essa é a diferença entre uma vida de satisfação ou de frustração: saber distinguir, selecionar e escolher a melhor de todas as oportunidades que nos cercam.

Aqueles que não veem oportunidades no seu dia, são aqueles que não as procuram. Porque elas estão ai! A todo o momento chegam a nós...
Temos oportunidade de fazer pessoas felizes ou infelizes; temos oportunidade de sorrir ou de virar o rosto; temos oportunidade de mudar ou de continuar iguais; temos oportunidade de crescer ou de permanecermos ignorantes; temos oportunidade de trabalhar, de servir, de ser gentil, educado, ou apenas de sermos inúteis e insensíveis; temos oportunidade de fazer a diferença ou sermos mais um na multidão; temos a oportunidade de amar ou sermos indiferentes...
Procure oportunidades!

Depois devemos selecionar as oportunidades.
Paulo nos dá a dica em Efésio 5:17, dizendo que selecionamos as melhores oportunidades compreendendo qual é a vontade do Senhor.
Quem faz isso é sábio, quem não faz é comparado ao insensato.
Está aí a satisfação ou a frustração. Somos frustrados quando vivemos fora da vontade do Senhor, porque vamos agindo de maneira insensata sem saber o caminho em que estamos andando e muito menos onde queremos chegar.
Selecione as melhores oportunidades!

Por fim, escolhemos desfrutar (viver) as oportunidades.
E escolher viver as melhores oportunidades é sinônimo de sabedoria!
Sabedoria não se resume a pensamentos filosóficos bem elaborados, mas a uma prática simples do cotidiano.
Ser sábio é saber colocar em prática nos conflitos e deleites do dia-a-dia a vontade do nosso soberano Senhor.
Desfrute das suas oportunidades!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Muitos questionamentos tem afligido minha mente, dúvidas sobre coisas que antes eu tinha certeza e convicção.
Mas hoje ao abrir a Bíblia somente para ler uma passagem e tentar entender algo em inglês, abri em Juízes 6. (rsrs ...porque em Cristo não há coincidências... rsrs)

O Espírito Santro ministrou algo muito forte ao meu coração e me deu uma palavra de ânimo!

Gideão se achava o menor de todos o mais impotente, o que não tinha nada a oferecer, o mais fraco e menos capacitado, contudo o Anjo do Senhor o saúda da seguinte maneira: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".

Só de saber que o Senhor está comigo já me trouxe paz, preencheu meu coração, me deu ânimo para o dia e me fortaleceu, porque não estou sozinha!
Ultimamente tenho me visto assim, sozinha em meio a grande multidão... Por todos os lados há pessoas, muitas pessoas, mas ao mesmo tempo não vejo ninguém.
Mas sei que não estou sozinha, eu sei, hoje eu sei e tive a certeza através da Palavra, a doce e impactante Palavra de Deus!

Agora, Gideão ouviu do Senhor: "...poderoso guerreiro..."
Quanta honra.
E mais, a visão que o Senhor tem de Gideão é totalmente diferente da visão que ele tem dele mesmo. Assim é conosco!
A nossa visão sobre nós mesmos é totalmente diferente e, porque não distorcida, da visão que Deus tem de nós...
Obrigada Senhor!

Um guerreiro tem as mãos adestradas para o combate, ele está pronto!
Agora, um poderoso guerreiro é alguém que o inimigo não se pode ir contra de qualquer jeito, porque nele há um diferencial: poder!
Gideão faz vários testes com o Senhor, mostrando sua insegurança e que não havia entendido sua posição já alcançada.
Como eu estava esquecendo-me de quem eu sou em Cristo!
O Senhor responde a todos testes e Gideão passa a obedecer a voz de Deus.

Quando Gideão passa a ouvir e obedecer a voz de Deus, o Espírito do Senhor toma conta de todo o seu ser e uma coragem que ele nunca havia demonstrado surge. Gideão passa de um homem inseguro, que não sabia quem era, para chefe de um exercíto!

Obrigada Senhor por me mostrar quem eu sou!
Ajuda-me a sempre ouvir Sua voz e obedecer...