terça-feira, 31 de maio de 2011

"Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia Nele e Ele o fará!"

Todo temos sonhos, projetos, planos e desejamos que o Senhor os confirme e nos leve a conquistar cada um deles. Dizemos que esperamos no Senhor, mas quando achamos que está demorando demais ou que está difícil demais, nos desanimamos, nos sentimos tristes ou até desisitimos.

Porém, o que o salmista diz no Salmos 37 é totalmente ao contrário dessas atitudes que mencionei acima.

Davi descobriu um grande e precioso segredo: quando nos ocupamos com as 'coisas' do Senhor, quando entregamos nossas vidas à Ele e confiamos que Ele está no controle e nos conduz por um caminho perfeito, Deus, o próprio Senhor cumpre os desejos dos nossos corações.

Sim, podemos sonhar e desejar! Os sonhos, já disse um pensador (ou foi o Silas Malafaia -hehe), move nossas vidas. Quando Deus é o Senhor absoluto em nossas vidas, nossos sonhos são mais do que um mundo de fantasias, passam a ser projetos e propósitos Dele. Cada sonho, cada vontade que brota no nosso coração, deve ser entregue à Ele, para que Ele mesmo cumpra.

Não é errado sonhar! O erro pode estar em não permitirmos que o nosso Senhor seja também o Senhor dos nossos sonhos. O erro pode estar em fazermos de nossos sonhos o nosso estímulo de viver, quando Ele deve ser o ar, a fonte de vida. O erro pode estar em querermos realizar por nossas próprias mãos o que desejamos e não deixarmos que o Criador, crie.
Davi também ressalva a importância do justo enquanto aquele que aplica a justiça ao que necessita. E esse é o chamado de todo aquele que nasce de novo, esse é o meu chamado: levar a justiça Deus. Ressaltando que levar a justiça de Deus não significa ser ou aplicar a justiça, porque só Deus é justo, plenamente, e só Ele é o verdadeiro juíz; mas sim levar Jesus à todos os que estão à nosso redor e praticar atos de justiça. Leia Isaías 58 inteiro e Provérbios 31, aqui coloco dois versículos de cada, respectivamente:
"Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?"

"Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados."


Davi também fala de justo enquanto justificado pelo sangue de Cristo. E para sermos justificados por Cristo precisamos crer que Ele existe (Hb 11:6b). E aqui entra outra questão: a fé. Ter fé em Deus. Ter fé na nossa salvação através de Cristo. Ter fé de que o Espírito Santo habita em nós e nos ouve. Ter fé de que esta Palavra do Salmos 37 é uma promessa para nós e uma verdade que será cumprida! Até porque, como está escrito no v6 de Hb 11, sem fé é impossível agradar a Deus. Gosto também de um texto, que aliás me assusta por vezes, que diz que tudo que não provêm de fé é pecado (Rm 14:23).
Que possamos prosseguir em nossos sonhos. Não olhando pra trás, nem desistindo. Sabendo que tudo provem de Deus em nossas vidas. Descansando, entregando e confiando Nele. Tendo fé em Deus, que nos conduz em seu perfeito caminho, de que nossas vidas são para sua glória!




sábado, 28 de maio de 2011

Há algo que precisa ser sabido

Quero deixar hoje o trecho de um livro de Paulo Freire.
Medite nele, faça analogias com sua vida ou com o mundo/sociedade, pense, reflita, faça qualquer coisa...
Só não deixe de pensar sobre isso ao menos por um momento.

"O meu bom senso não me diz o que é, mas deixa claro que há algo que precisa ser sabido.
Esta é a tarefa da ciência que, sem o bom senso do cientista, pode se desviar e se perder.
Não tenho dúvida do insucesso do cientista a quem falta a capacidade de adivinhar, o sentido de desconfiança, a abertura à dúvida, a inquietação de quem não se acha demasiadamente certo das certezas.
Tenho pena e, às vezes, medo, do cientista demasiado seguro da segurança, senhor da verdade e que não suspeita da historicidade do próprio saber."
(FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996)

terça-feira, 24 de maio de 2011

SOB NOVA DIREÇÃO!


Quanto tempo...
Eu não desisti desse bolg, talvez ele até tenha desistido de mim, mas aqui estou eu de novo!
Vou tentar não ficar mais tanto tempo sem notícias, pensamentos, revoltas ou até mesmo coisas sem noção, prometo que vou tentar!

Bom, coloquei esse título na postagem, não porque agora será outra pessoa física a escrever aqui, mas porque será outra pessoa [no todo] que estará escrevendo. Não sou a mesma depois do ano passado.
Definitivamente, não sou!

Estou mais velha no corpo [ai ai, dura realidade], mas também muito mais madura na alma e no espírito [isso me alegra e muito!]. Vivo uma nova fase com Deus, bem mais profunda, verdadeira e real. Quero compartilhar aqui tudo o que isso tem gerado em mim e aos que estão perto [fisicamente ou no coração].

Enfim, essa nova postagem é só para dizer que estou de volta!

Novos posts em breve...
=D