segunda-feira, 30 de agosto de 2010

sOmBrA

É bem ali, escondido na sombra, ou seria buscando a sombra, quase desapercebido - como a maioria das pessoas e das situações que não são lá muito agradáveis - estava ele, sentado, descansando, observando ou apenas sonhando (quero acreditar)...
O que pensaria essa criança? Quais seriam seus sonhos? Onde estaria sua esperança? Por que não estava brincando? Por que não estava estudando? Quem é ela? Será que alguém um dia se importará?
Às vezes algumas pessoas conversam comigo com um certo entusiasmo por eu estar na Índia, outro país, sei lá o que pensam. Podem achar que estou aqui a passeio, me divertindo, conhecendo lugares lindos, diferentes, conhecendo e aprendendo sobre a cultura milenar ou sobre pessoas, conhecendo pessoas, fazendo amigos...
É verdade tenho conhecido muitos lugares (nem tanto quanto gostaria) e visto muitas pessoas e situações. Mas acima de tudo, e cada vez mais, tenho tido a certeza que as pessoas que pensam assim (como disse acima) não fazem a mínima ideia do que é o mundo e suas necessidades, menos ainda, não fazem ideia do que é a Índia e sua escravidão, menos ainda (talvez essas mentes consigam alcançar), não fazem ideia do que é seu país, sua cidade, sua rua, seu vizinho. Estão confortáveis com seus trabalhos, com suas casas, com seus projetos pessoais, com aquilo que é importante para si mesmo. Não veem o outro, o próximo, ninguém. Somente o 'eu' é importante, somente o 'meu' faz diferença.
Um pensamento simples não é capaz de penetrar nessas mentes, que existem pessoas que enxergam outras pessoas e não somente a si mesmo.
Um pensamento simples, bem simples, como repartir.
Algo simples como compartilhar.
Simples como doar.
Amor? Nem fale nisso, porque seria utopia, fantasia, delírios de uma mente fora desse mundo.
A criança da foto é apenas uma das milhares de crianças sem nenhum tipo de esperança em suas vidas. É apenas uma indiana. Mas existem milhares delas aqui na Índia, ai no Brasil e ao redor do mundo. Crianças e pessoas que escondem-se na sombra, cansadas de viver, cansadas de esperar. Crianças e pessoas que estão na sombra porque não importa onde estejam, ninguém as enxerga, então é melhor se esconder.
Hoje, ao ler Atos dos Apóstolos, fiquei um tanto constrangida com a determinação, coragem e amor de Paulo. Ele sabia o que devia fazer e ia em frente. Não parou pelas circunstâncias, nem pelas adversidades, nem pelas surras, nem pela dor, nem pela perseguição, nem pelas ameaças. Ao ponto de declarar, num momento de pura inspiração, consolo, conforto e fortificação do Espírito Santo:
" Mas em nada tenho a minha vida por preciosa,
contanto que cumpra com alegria a minha carreira,
e o ministério que recebi do Senhor Jesus,
para dar testemunho do evangelho da graça de Deus."
(Atos 20:24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário