sábado, 14 de novembro de 2009

Quero ir pelo caminho da visão!




Deus é perfeito! Disso todos nós sabemos ou ao menos já ouvimos.
Por isso quero escrever algo aqui que se encaixou perfeitamente no meu dia e isso só pode ser obra do Deus da perfeição.
Meu irmão postou no seu blog um texto sobre o nosso objetivo na caminhada e o título "O nosso ir faz o nosso caminho" me fez refletir em várias coisas que tenho experimentado nesses últimos meses e dias...
Ontem mesmo, na minha igreja, compartilhava com meus irmãos sobre uma indagação que impactou minha vida e me fez estar no caminho que estou hoje. A pergunta foi a seguinte: "Você tem vivido uma miragem ou uma visão?"
Quando ouvi isso a primeira vez confesso que fiquei muitíssimo abalada.
Percorri, então, o caminho para busca da resposta.
Assim como Platão, na Alegoria da Caverna, que descreve a busca pelo conhecimento como uma jornada árdua, parti eu na busca da resposta: miragem ou visão?
Platão relata que no fundo de uma caverna havia um homem, que desde sua infância fora algemado e colocado de costas para o único caminho dentro da sua caverna. A única coisa que esse homem pode ver é o reflexo na parede da caverna de todas as coisas que passam pelo caminho que está atrás dele e, essas coisas, são iluminadas por uma fogueira que está entre o homem e o caminho.
Após muitos e muitos anos, vendo apenas a sombra de todas as coisas, e crendo ser a sombra a realidade de tudo que existia; o homem tem suas mão soltas, pode levantar, caminhar rumo a fogueira -fonte de calor e luz- e, por fim, visualizar o real.
Seu corpo dói, por ter ficado muitos anos na mesma posição. Mas a alegria em ver coisas novas, diferentes o faz esquecer a dor e continuar a descobrir o novo.
O que era imagem refletida passa a ser objeto palpável.
Contudo, ele continua dentro da caverna...
Ao passar um tempo o homem percebe que ali há um caminho. Ele passa a seguir o caminho sem se dar conta de que está saindo da caverna. O caminho é difícil, íngreme, ele tem muitas dificuldades; mas não desiste, continua a avançar.
Ao chegar ao mundo exterior seus olhos são impactados pela luz do sol!
O homem, depois de um tempo, passa a enxergar... Eis a visão!!!
Faço, agora, uma analogia à nossa vida cristã. Ou melhor, façamos essa analogia.
Jesus nos libertou para andarmos no caminho rumo ao seu propósito para nossas vidas.
Porém, nossos pés devem andar!
Nos movimentar é preciso...
É necessário...
É fundamental...
Não basta estar no caminho, é preciso caminhar.
Não basta ver os reflexos, é preciso palpar o real.
Não basta chegar na fogueira, é preciso sentir o sol.
Deus não nos criou para vivermos uma miragem, mas para andarmos na Sua visão!

Eu e você já somos livres! Vamos caminhar então, na visão maravilhosa de DEUS!!!

Refletir é preciso,
agir é indispensável!

Um comentário:

  1. Eu me lembro de você contando essa ministração sobre visão ou miragem, maravilhoso isso, vamos caminhar!

    ResponderExcluir